Tenho 40 anos e quero sair do emprego. Terei dificuldades de achar outro?

São Paulo, 23/04/2009 12:11:43


Trabalho numa empresa há quase seis anos, mas não tive muitas oportunidades de crescimento nesse período. Estou pensando em sair, mas já tenho 43 anos. Terei dificuldades em conseguir novo emprego por causa da idade? Como devo agir?

Atualmente, a oferta de candidatos no mercado é maior do que no ano passado e a demanda por profissionais dimunuiu. Está portanto mais difícil encontrar boas oportunidades de carreira. Antes de buscar oportunidades externas, sugiro que verifique opções dentro da própria empresa, em outras áreas.

Você deve entender o porquê da sua necessidade de movimentação e saber se encontrará a solução para isso em outra instituição. Mais importante que a idade são as realizações do profissional e quanto ele pode agregar em um novo desafio. Geralmente, é mais fácil encontrar boas oportunidades em empresas familiares ou de médio e pequeno porte.

Caso você se decida por uma nova oportunidade, recomendo que converse com amigos e pessoas de confiança -- sonde se eles estão sabendo de oportunidades abertas no mercado -- e envie seu currículo para empresas de recrutamento. Se surgirem oportunidades, tente saber se a empresa em questão pode oferecer o que você procura. Nessa fase, é muito importante entender a cultura da empresa, o organograma, o motivo da contratação, ou seja, entender todo o contexto para não ser surpreendido.

Fábio Saad, gerente da empresa de recursos humanos Robert Half


Voltar
 
Veja outras vagas